Espinha na adolescência

Espinha na adolescência, e agora?

Para entender melhor o que são as espinhas, como elas aparecem e os melhores tratamentos, nós fizemos uma lista com as dúvidas mais comuns quando o assunto é acne na adolescência. Veja:

1. Por que a acne aparece na adolescência?
A adolescência é o período onde ocorrem muitas transformações hormonais e essa é uma das principais causas para o surgimento da acne. Abusar do açúcar e do leite na alimentação também pode colaborar para o desenvolvimento desse problema.

2. Por que não pode espremer as espinhas?
Nossas mãos, principalmente embaixo das unhas, sempre têm bactérias. E mexer na acne pode abrir um pequeno machucado, por onde as bactérias entram. Além disso, pode provocar vermelhidão, inchaço e inflamação.

3. Pele oleosa merece cuidados diferentes?
Sim! É importante lavar o rosto duas vezes ao dia, evitar passar a mão na pele para não estimular a produção das glândulas sebáceas, usar sabonete indicado para pele oleosa e, quando necessário, usar corretamente o tratamento prescrito pelo dermatologista.

4. As espinhas têm tratamento?
Sim! Durante a adolescência, é necessário realizar um acompanhamento dermatológico para controle da acne e prevenir as cicatrizes. E o tratamento pode ser feito com sabonetes, filtro solar, medicamentos tópicos ou via oral, laser ou peelings, dependendo da necessidade de cada paciente.